terça-feira, 28 de junho de 2011

Estatística e probabilidade

Exempo de uma aula de Matemática onde demos Estatística e Probabilidade.

Recolha de dados /informação.

            *Entrevista directa
            *Telefone
            *Correio


Dados: 21,21,18,17,20,18,17,22,17,


Organização de dados/informação
Pode ser feita através de:

            *tabelas
            *gráficos
                       *barras
                        *linhas
                        *cartesianos
                        *pictogramas

Tabela de Frequência:
Idade
Frequência
17
3
18
2
19
0
20
1
21
2
22
1
Total
9

Gráfico de barras

Idade dos alunos de aprendizagem:

Regras para criar um gráfico de barras:

- As barras tem todas a mesma largura.
- Os espaços entre elas é igual.








Observações/conclusões

-As idades dos alunos de aprendizagem estão compreendidas entre 17 e 22 anos.
-a idade representada é 17 anos.
-não existem alunos com 19 anos.


Variáveis:

Os dados qualitativos representam a informação que indica alguma quantidade, categoria ou característica não susceptíveis de medida, mas de classificação.

Os dados quantitativos representam a informação resultante de características susceptíveis de serem medidas. São todos os números e podem ser de natureza discreta ou contínua .


frequência absoluta: DE um valor de variável é um numero de vezes que esse valor foi observado e representa-se por fi.

Frequência relativa: De um valor da variável é o quociente entre a frequência absoluta do valor da variável e o numero total de observações e representa-se por fri.

Media moda e mediana. Para dados simples o agrupados.

Moda: É o valor que se repete mais vezes. A moda é dita no caso de dados simples. No caso de dados agrupados temos a classe modal.

Media: Temos 3 alunos com 10 anos 2 com 11, 5 com 9 anos 1 com 8 anos e temos 4 com 12 anos.

Media = (10+10+10+11+11+9+9+9+9+9+8+12+12+12) : 15 = 153:15 = 10,2

A media das idades doa alunos deste grupo é 10,2 anos.


Probabilidades:

Experiências

                        *Aleatórias: são experiências das quais não conhecemos o resultado exp. No lançamento de um dado não sabemos qual o resultado.
            *Deterministas: São experiências que a partida já se conhece o resultado final. Exp. Atirar uma pedra a um lago e verificar se a pedra se afunda.

Uma experiência alistaria sabemos os possíveis resultados mas não sabemos qual deles vai acontecer.

Exemplos: Lançamento de um dado.

                        Espaço de resultados

S ou W = {1,2,3,4,5,6}

Acontecimentos:

 “Sair o nº1”
“Sair o nº2”
“Sair o nº4 ou nº5”


Acontecimentos:
                        *Elementares
                        (1 hipótese )
                        *Compostos
                        (varias hipóteses)
                        *impossíveis
                        (0 hipóteses)
                        *certos
                        (todas as hipóteses)







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